Maquete de papel – uma breve história

Maquete de papel ou papel modelismo ou card board model ou papercraft ou ainda objeto de papel para montar é uma modalidade de modelismo antiga (já existia na Europa desde 1930). Suas origens remontam aos chineses e japoneses que já há desenvolviam, ainda na Idade Média, através de origamis e kaigamis. No Brasil o nome que parece ter predominado foi o “papercraft” mas preferimos chamá-los de maquete de papel.

Em relação ao plastimodelismo (modelismo com peças de plástico igual ao que se faz com os kits Revell), a maquete de papel apresenta as vantagens de baixo custo e usa materiais e ferramentas simples. Muitos modelos podem ser conseguidos de graça ou a um custo muito baixo. Grande parte dos modelos que vendemos pode ser conseguida de graça na Internet depois de muita pesquisa. O preço que cobramos é para remunerar o trabalho que tivemos de pesquisá-los, baixá-los, reunirmos e disponibilizá-los em um só local, para facilitar a procura. É claro também para pagar o custo de mantermos esse site no ar

A venda de modelos de maquete de papel mais sofisticados e cheios de detalhes (alguns com até 7.200 peças) é comum na Europa desde os anos 1950. Quem publicava esses modelos, em sua maioria, eram países da antiga Europa Oriental pois era um hobby comum nesses países devido ao baixo custo. As marcas de publicação de maquetes de papel em 3D mais famosas são Maly Modelarz, GPM, Modelik/Modelcard, Halinski, Betexa, Schreiber Bogen, Model Kartonowego Fama, Wilhelmshavner, etc.

Maquete de papel do navio Prince of Wales
Dependendo da sua perícia, você consegue montar maquete de papel com um incrível realismo a um custo realmente muito baixo. Na foto uma maquete de papel do navio Prince of Wales

Existe uma grande variedade de modelos de aviões carros, navios, tanques de guerra, construções históricas, animais, etc. em papercraft e muitos desses modelos não existem em plástico.

O papercraft não é inferior ou superior ao plastimodelimo (ou outras formas de modelismo…) e nem sempre os modelismos podem ser comparados: têm coisas que a reprodução em plástico é mais fiel do que em papel, têm outras que o papel reproduz muito melhor que o plástico ou só existe nele!

Fica a dica e aproveite para montar os incríveis modelos em papercraft que oferecemos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.