Maquete de papel – dicas de montagem gerais

Algumas dicas gerais para a montagem de papercrafts e de maquetes de papel que você imprime as partes/ peças em sua impressora colorida, recorta e monta seguindo o esquema visual/ instruções.

Existem papéis com diferentes gramaturas. Cada um delas é mais adequada para algum(s) aspecto(s) do seu papercraft ou maquete de papel:

  1. O papel Branco Multiuso, com gramatura de 75 g/m2 a 90 g/m2, serve para imprimir a capa, instruções e para pequenos detalhes delicados do modelo;

  2. O papel Branco Multiuso, com gramatura de 120 g/m2 a 180 g/m2, serve para imprimir as partes a serem recortadas de modelos que necessitam de um papel com espessura suficiente para lhe conferir maior rigidez. Ideal para modelos simples, de aspecto rústico e em cores pastéis. Esse é o tipo de papel mais utilizado pois confere mais rigidez ao modelo e evita que ele deforme com a umidade

  3. O papel Glossy Fosco, com gramatura de 120 g/m2 a 180 g/m2, é o mais adequado para imprimir as partes a serem recortadas de modelos que requerem ótima qualidade de impressão com resolução acima de 1440dpi, conferindo ao modelo um aspecto fosco. Deve ser adequado para impressoras “Jato de Tinta” e “Laser” coloridas;


  4. O papel Glossy Brilho, com gramatura de 120 g/m2 a 180 g/m2, é ideal para imprimir as partes a serem recortadas de modelos que requerem ótima qualidade de impressão com resolução acima de 1440dpi, conferindo ao modelo um aspecto brilhante. Deve ser adequado para impressoras “Jato de Tinta” e “Laser” coloridas.


  5. O papel utilizado para estruturar o modelo e reforçar algumas partes deve ter gramatura de 300 g/m2 a 450 g/m2  e pode ser do tipo: papel cartão, papel triplex, capa de livros,… entre outros.

Independentemente da gramatura do papel, uma dica vale para todos: os papeis alcalinos (Acid Free), em termos de qualidade, são os mais adequados por possuírem, em sua composição substâncias que lhes conferem maior resistência mecânica, maior brancura e reflexão de luz, melhor planicidade, menor tempo de secagem e melhor ancoragem das tintas de impressão, etc.

O papel branco multiuso com mais gramatura é muito conhecido como sulfite embora tecnicamente isso não seja correto.

foto mostrando papel 12 g/m2
O papel com mais gramatura torna a maquete de papel mais firme
  1. Dobrar partes em linha reta com papel de 180g/m2: previamente, com auxílio de uma régua e uma caneta esferográfica vazia, faça sulcos no trecho que você deseja dobrar;


  2. Curvar o papel em forma de arco: com auxílio de um objeto cilíndrico, coloque o papel em uma das mão e passe o cilindro, em movimentos circulares, até obter a curvatura desejada.
  1. Partes que precisam de retoques podem ser corrigidas com lápis de cor, lápis pastel, hidrocores ou  aquarelas  com uma cor similar a existente;

  2. Partes brancas vísiveis podem ser pintadas com lápis de cor, lápis pastel, hidrocores ou aquarelas na cor similar a existente.

Outros materiais que podem ser empregados no papercraft/ maquete de papel

Madeira

Utilizar palitos de dentes para simular partes cilíndricas com pequenos diâmetros tipo: hastes, eixos, etc. Palitos de picolés servem para estruturar o modelo e para outros detalhes que são de madeira.

Arame

Os arames de cobre, ferro galvanizado ou de solda, servem para simular pequenos detalhes tubulares tipo: puxadores,  antenas,  estruturas metálicas em tubos,  ganchos, eixos de rodas, articulações mecânicas, etc.

Cortiça

Para servir como pino de giro de uma torre de canhão, articulações mecânicas e para detalhes que precisam ser separados do modelo por meio de encaixe. Utilizar de maneira que este material fique escondido.

Tecido

Utilizar para simular materiais tipo lona ou o próprio tecido. Os tecidos com espessura bem fina, são os mais indicados, pois, ficam próximos da relação de escalas do modelismo em papel.

Linhas

Utilizar para representar cordas e detalhes de fiações, pode ser de algodão, nylon ou silicone. As linhas de algodão que apresentam poucos fiapos, são as mais indicadas.

Papel Texturizado

Utilizar quando o aspecto da textura for similar, em escala reduzida, ao modelo real. Atualmente, existem papéis com vários tipos de texturas, no entanto, sua utilização, vai depender da experiência do modelista.

Papel Filtro

Depois de usado e seco ele é uma boa opção para simular textura de tecido envelhecido. Ideal para utilizar como lona de jipes e caminhões, assim como tendas de acampamento em dioramas.

Papel Colorido

Caso a cor do papel colorido seja similar à parte impressa do modelo, ou a cor do papel seja superior em qualidade ao da impressão, pode-se utilizar este tipo de papel, no entanto, tomar cuidado para não descaracterizar o modelo.

Acetato

Ou plástico transparente, com alguma rigidez,  pode ser usado para simular partes em vidro do modelo. Existem acetatos coloridos e tipos “fumê”, estes servem muito bém para simular vidro com película.
 

Ferramentas para o papercraft/ maquete de papel

Tesoura

As tesouras de aço inox com cabo plástico e design ergonômico são as mais indicadas. Convém possuir no mínimo dois tipos: uma pequena e uma média, com ponta em formato de “lança”, para facilitar o corte de partes delicadas do modelo.
 
Outros tipos também podem ser usados: Tesoura curva para recortar arcos e círculos; Tesoura Zig-Zag para criar dentes de engrenagens; Tesoura com perfil quadrado para criar abas igualmente espaçadas, etc. Somente a prática vai definir a mais adequada para cada caso.

Cola

Sem cola não há papercraft/ maquete de papel pois é ela que vai unir todas as partes recortadas para formar o modelo.
 
Alguns aspectos da composição das colas devem ser observados  para evitar problemas decorrentes de reações químicas indesejáveis com o papel e a impressão nele contida. É sempre prudente fazer um teste prático, ou seja, coloque um pouco de cola na parte impressa do papel e veja se enruga ou mancha. Vejamos os principais tipos de cola:

Cola PVA ( base água )

Também conhecida como cola branca, possui em sua composição o acetato de polivinila mais água. Seu principal uso é colar papel, papel cartão, papelão, cartolina e alguns materiais porosos. Confere boa aderência e depois de seca fica transparente. Possui a desvantagem de, quando aplicada em excesso, enrugar o papel e manchar as tintas de impressoras solúveis em água. Ainda assim, esta é a cola mais indicada para uso geral no modelismo em papel e é a cola preferida dos modelistas experientes.
 

Cola PVA ( base álcool )

Também conhecida como cola para isopor, possui em sua composição o acetato de polivinila diluído em álcool etílico. Seu principal uso é colar isopor; no entanto, pode ser usada para colar papel, papel cartão, papelão, cartolina e alguns materiais porosos. Confere boa aderência e, depois de seca, fica transparente. As principais vantagens são: boa estabilidade à luz solar, não enruga o papel e não reage com as tintas das impressoras solúveis em água. Esta cola é mais indicada para principiantes.
 

Cola PVA ( Acid Free )

Foi desenvolvida para o uso em “Scrapbook”, possuindo pH neutro e sua composição é formada por resinas, álcool polivinílico, água e conservantes. Indicada para colar fotografias em papéis que necessitam ser conservados. Sua viscosidade é muito boa e sua aderência também. Fica transparente depois de seca e não amarela com o tempo. Aplicada em papéis muito porosos, tipo sulfite e multiuso de 90g/m², pode enrugá-los. Reage com tintas a base de água. Utilizada com cuidado e em papéis impressos com tintas não solúveis em água é adequada ao papercraft/ maquete de papel.

 

2 comentários em “Maquete de papel – dicas de montagem gerais”

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